segunda-feira, junho 20, 2011

SPFW - 6º dia, 18/06

O bar Baretto do hotel Fasano, rua Oscar Freire, foi o local escolhido pelo estilista Pedro Lourenço apresentar a sua coleção verão 2012. Couro francês, crepe Chanel, algodão de seda, neopreme, palha (tweed) e lã (com efeito de tapeçaria) foram alguns dos itens que Pedro usou em suas criações. As suas peças vieram com detalhes minuciosos , como zíperes banhados à ouro e forros de seda pura, alguns de tons coloridíssimos. Já as estampas dava um clima tropical chique, alguns impressos em seda, recortados e colados às peças, feitos em parceria com a pintora Lelli de Orleans e Bragança.A música, dança e pintura foram os pontos principais que serviram de inspiração para a coleção de João Pimenta. Apesar de masculina, o uso de tecidos como a seda, cetim, tafetá, sarja e organza deram formas diferenciadas às peças e os macacões (hit do verão 2012) mostravam silhuetas um tanto que femininas. Cores fortes como o roxo, verde e rosa invadiram à passarela mostrando criações bem alegres e divertidas, como os bodies transparentes de tule de malha, que lembrava David Bowie nos anos 80. Tons terrosos e verdes fizeram parte da cartela de cores usada pela estilista Fernanda Yamamoto para criar a sua coleção. Decidida e unir o artesanato ao fashion, a designer resolveu usar tecidos feitos de fios emaranhados, em algumas peças pedaços de linha colados manualmente, um a um para unir tecidos diferentes. Algumas peças em parceria com a Sanrio vinha com as estampas de Hello Kitty, com uma forma mais jovem do que infantil.A grife Amapô apresentou peças desestruturadas para a coleção de verão 2012, feitas de linho, seda e talagarça as peças vieram com formas estilos ‘vestidos de peixe’ em tonalidades vibrantes, como o vermelho, verde, mostarda e alguns tons de azul. Detalhes arredondados, silhuetas amplas, estampas de listras, bolinhas e quadriculados, bastante cores foram usadas para criar as peças para os meninos.
O sonho, o universo ficcional e o surrealismo apareceram nas formas maxi da coleção de verão 2012 de André Lima. Mangas de bocas amplas, bolsos derramados de macacões, cavas altas nos maiôs, laços enormes e fendas reveladoras surgiram na passarela. Os cortes e recortes das criações ganharam assimetrias, camisetas com abotoamento deslocado e golas acentuadas em toques de cores branca, preto, vermelho, prata e algumas tonalidades de rosa.
O tema da coleção de Ronaldo Fraga, último a desfilar suas criações, foi o compositor e sambista Noel Rosa. A surpresa foi um sósia do cantor que interpretava suas canções no decorrer do desfile. O preto e branco predominou na coleção, algumas peças pontuadas pela cor vermelha. Macaquinhos de marinheiro, póas, camisas transparentes e calças cheias de minipaetês foram as apostas para o verão 2012, além de, vestidos plissados adornados à flores delicadas. Inspirado totalmente nos bailinhos de carnaval dos anos 30, a figura do pierrô também apareceu em algumas estampas de camisetas, lindas e feitas com maxipaetês.

Nenhum comentário: